X

Aurélia Rubião

Em 1901, Aurélia Rubião nasceu na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais. Era filha de José Álvares Rubião, agrimensor, jornalista e escritor, e de Amélia Augusta de Vasconcellos. Desde a adolescência, demonstrou gosto pelas artes e recebeu apoio da família, chegando mesmo a ilustrar alguns livros publicados por seu pai. Era prima do escritor Murilo Rubião e muito amiga da poeta Henriqueta Lisboa, integrando, assim, círculos intelectuais e artísticos de seu estado natal.

Em 1925, procurando aprofundar seus conhecimentos artísticos, mudou-se para São Paulo, matriculando-se na Academia de Belas Artes (Escola de Belas Artes), tendo como professores Oscar Pereira da Silva e Enrico Vio, entre outros. Foi uma aluna de destaque, recebendo diversas condecorações durante seu período de formação45. Formou-se em 1933 e manteve seu ateliê em São Paulo, participando de vários salões e exposições coletivas.

Apesar de não se alinhar aos paradigmas modernistas, participou até tardiamente de diversos salões entre São Paulo e Minas Gerais. Sua importância, especialmente regional, vem sendo reconhecida, sobretudo em seu estado e em sua cidade natal.

Ana Paula Cavalcanti Simioni
Exposição Mulheres Artistas: nos salões e em toda parte
[Arte132 Galeria | de 04 de junho a 30 de julho de 2022]

 

Sem título | Óleo sobre madeira | 33 x 40 cm | [s.d]